ALMEIDA, Maria Elizabeth
Bianconcine Gestão de tecnologias na
escola. Série “Tecnologia e Educação: Novos tempos, outros rumos” - Programa
Salto para o Futuro, Setembro, 2002. Este texto faz parte da Biblioteca do
curso Gestão Escolar e Tecnologias e foi extraído do site
http://www.tvebrasil.com.br/salto - Boletim 2002
Resumo:
O
texto lido, fala justamente do papel do gestor diante das novas “TIC’s
na escola, principalmente com o acesso à Internet, contribui para expandir o
acesso à informação atualizada e, principalmente, para promover a criação de
comunidades colaborativas que privilegiam a comunicação; permitem estabelecer
novas relações com o saber que ultrapassam os limites dos materiais
instrucionais tradicionais e rompem com os muros da escola, articulando-os com
outros espaços produtores do conhecimento, o que poderá resultar em mudanças
substanciais em seu interior.” (ALMEIDA, M. p. 01)
Com a rapidez da informação não há como
a escola também não passar por está transformação, e se adequar, tendo em vista
que é um microcosmo do cosmo maior que é a sociedade, não há como negar que a
tecnologia hoje simplesmente estão para serem utilizadas e adaptadas a nova
realidade. “As TIC podem ser incorporadas na escola
como suporte para: a comunicação entre os educadores da escola, pais,
especialistas, membros da comunidade e de outras organizações; a criação de um
fluxo de informações e troca de experiências, que dê subsídios para a tomada de
decisões; a realização de atividades colaborativas, cujas produções permitam
enfrentar os problemas da realidade; o desenvolvimento de projetos inovadores
relacionados com a gestão administrativa e pedagógica; a representação do
conhecimento em construção pelos alunos e respectiva aprendizagem.” (ALMEIDA,
M. p. 05)
“A superação da dicotomia entre o pedagógico e o
técnico-administrativo, instalada na cultura escolar, encontra eco em
concepções educacionais que enfatizam o trabalho em equipe, a gestão de
lideranças e a concepção e o desenvolvimento do projeto político-pedagógico da
escola, tendo em vista a escola como organização viva que aprende empregando
todos os recursos disponíveis, entre os quais as TIC.” (ALMEIDA, M. p. 08).
Seria bom destacar que o envolvimento de todos com o uso da
tecnologia também é de comprometimento, o gestor tem um discurso muito
egocêntrico na maioria das vezes, principalmente quando sente-se o dono da
escola. E deve lembrar que escola não se faz somente com ele, e sim com todos
os seguimentos escolares. Canso de ouvir pessoas criticarem professores que
utilizam as tecnologias, diversas que possam existir dentro de uma escola,
entretanto, somente gostaria de salientar que todas são bem vindas se houver um
propósito, e uma discussão para justamente poder oportunizar a todos os seguimentos
escolares, pais que poderiam acessar o boletim do aluno, via a tecnologia,
alunos que poderiam acessar ambientes virtuais de interatividade para troca de
informações. Mas também que a escola tenha o suporte necessário para isto.
2)
Citações principais do texto
Prof. António Nóvoa: “Temos que esquecer o futuro para poder ter o
futuro, ou seja, não adianta preparar os alunos para o amanhã que não se
conhece, se o presente, por si mesmo, constitui um grande desafio a ser
superado”.
3)
Comentários(parecer e crítica):
Seria bom destacar que o envolvimento de todos com o uso da
tecnologia também é de comprometimento, o gestor tem um discurso muito
egocêntrico na maioria das vezes, principalmente quando sente-se o dono da
escola. E deve lembrar que escola não se faz somente com ele, e sim com todos
os seguimentos escolares. Canso de ouvir pessoas criticarem professores que
utilizam as tecnologias, diversas que possam existir dentro de uma escola,
entretanto, somente gostaria de salientar que todas são bem vindas se houver um
propósito, e uma discussão para justamente poder oportunizar a todos os
seguimentos escolares, pais que poderiam acessar o boletim do aluno, via a
tecnologia, alunos que poderiam acessar ambientes virtuais de interatividade
para troca de informações. Mas também que a escola tenha o suporte necessário
para isto.
“Desta forma, a incorporação das TIC na escola e na prática
pedagógica não mais se limita à formação dos professores, mas se volta também
para a preparação de dirigentes escolares e seus colaboradores,
propiciando-lhes o domínio das TIC para que possam auxiliar na gestão escolar
e, simultaneamente, provocar a tomada de consciência sobre as contribuições
dessa tecnologia ao processo de ensino e aprendizagem.” (ALMEIDA, M. p. 09)
4)Questionamentos
(questões levantadas e dúvidas):
Como pensar um projeto político
pedagógico em conjunto que supere, as dúvidas e incertezas que muitos ainda têm
para o uso das novas TIC’s???